irracionalidade - Definition. Was ist irracionalidade
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:     

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist irracionalidade - definition

PALAVRA QUE É USADA QUANDO ALGO É FEITO SEM RACIOCÍNIO LÓGICO

Irracionalidade         
f.
Qualidade de irracional.
Falta de raciocinio.
(Lat. irrationalitas)
irracionalidade         
sf (i2+racionalidade)
1 Falta de raciocínio.
2 Qualidade de irracional.
Irracionalidade         
Irracionalidade é a antítese da racionalidade, da razão e do raciocínio. É usado para designar uma ação desprovida de raciocínio ou o conhecimento desprovido de qualquer base lógica formal.

Wikipedia

Irracionalidade

Irracionalidade é a antítese da racionalidade, da razão e do raciocínio. É usado para designar uma ação desprovida de raciocínio ou o conhecimento desprovido de qualquer base lógica formal. É o campo em que o conhecimento se faz possível por meio da intuição irracional. No irracionalismo filosófico, despreza-se a lógicaː obtém-se o conhecimento a priori e despreza-se o conhecimento a posteriori, ou seja, o conhecimento ligado à experiência. Muitos filósofos são adeptos dessa escola de pensamento, como Nietzsche e Schopenhauer. Para eles, a realidade fenomênica não é passível de se conhecer (assim como diz Immanuel Kant). Para Schopenhauer, apenas é possível ter um conhecimento intuitivo, pois qualquer outro é subordinado à vontade e não revela as causas últimas da realidade.

Vulgarmente, aplica-se o termo "irracionalidade" a atos ou argumentos não razoáveis, logicamente inconsistentes. Essa forma não faz alusão à irracionalidade filosófica mas ao senso comum. Em Max Weber, o conceito de irracionalidade é considerado com base em dois interesses específicos. Primeiro a epistemologia, em que a irracionalidade assume a forma de uma separação entre conceito e realidade. Depois a ética, em que significa uma separação entre intenção e consequência da ação.